Banner

domingo, 9 de dezembro de 2012

Respiração x Musculação

Quando falamos nos treinos de musculação, nos preocupamos com a carga ideal, o número de séries e de repetições, com o volume, com a intensidade, com a alimentação, as proteínas e os suplementos e até mesmo com o descanso. Porém, raramente nos preocupamos com a respiração.
Esse é um item muito importante e que tem reflexos diretos nos resultados dos treinos, pois a respiração correta pode melhorar muito o aproveitamento dos treinos, assim como a respiração errada pode ocasionar tonturas e até desmaios durante os exercícios, especialmente os de força.
Existem basicamente 4 tipos de respiração diferentes. Além da respiração livre, são elas a respiração ativa, a respiração passiva e a respiração semi-bloqueada e bloqueada. Cada um delas tem suas vantagens e desvantagens e você deve saber empregar cada uma delas a favor do seu melhor desempenho nos treinos, para isso você deve conhecê-las melhor. Confira conosco.
A respiração livre é a respiração natural, quando inspiramos e expiramos normalmente, mesmo que de forma mais ofegante durante os treinos, porém ela acontece geralmente quando não há uma maior preocupação ou tensão durante o movimento.
A respiração ativa é aquela em que o atleta inspira quando começa a fazer força, ou seja, na fase concêntrica e expira durante a finalização, na fase excêntrica. Esta é a menos utilizada pois não permite a contração eficiente da musculatura abdominal devido a inspiração, diminuindo a eficiência e a segurança dos movimentos.
A respiração passiva é o inverso da respiração ativa e a mais indicada na pratica de musculação. Nesse caso o atleta expira na fase concêntrica e inspira na finalização. Ou seja, a inspiração ocorre simultaneamente com a fase concêntrica do movimento, aumentando a pressão intra-abdominal e a segurança e eficiência dos exercícios e não acarreta grandes elevações na pressão arterial.
Já a respiração semi-bloqueada e bloqueada, também chamadas de apnéica, é quando não há a respiração durante o movimento, ou parte do movimento, ou seja, o atleta segura a sua respiração pra ganhar mais impulso. Esse tipo de respiração, ou bloqueio de respiração é conhecido como manobra de Vassalva e é utilizado especialmente em treinos de força, porém ambas as técnicas apresentam um alto índice de elevação da pressão arterial, e só devem ser utilizadas por atletas experientes e com bom condicionamento físsico.
                                                                      Criizaldo M fernandes - CREF: 0001530-RN-PB


Nenhum comentário:

Postar um comentário