Banner

domingo, 9 de dezembro de 2012

Musculação Para Mulheres

A musculação é uma das atividades físicas mais indicadas para as mulheres, pois além dos resultados estéticos positivos, também traz benefícios para a saúde, prevenindo e tratando problemas naturais decorrentes da idade.
Por muito tempo, as mulheres se mantiveram afastadas das academias, já que exercitar os músculos era considerado uma atividade exclusivamente masculina, pois se imaginava que a mulher musculosa “perdia sua feminilidade”. Hoje, com o melhor acesso a informação, esses mitos já foram desfeitos. Já se sabe que o corpo feminino pode ser modelado, desenvolver massa muscular e ganhar uma maior definição. Mas não da mesma maneira como os homens, até porque suas características anatômicas, hormonais e fisiológicas naturais não o permitem.
Assim, mulheres modernas, de todas as idades, invadiram as academias de musculação, que se tornaram populares e freqüentadas democraticamente por ambos os sexos, mesmo com objetivos diferentes.
Os benefícios da musculação para mulheres podem ser divididos em estéticos e  físicos. Os estéticos se dão através do emagrecimento, que acontece com a queima de calorias e com o aumento e a modificação do metabolismo orgânico. Ele passa a funcionar em outro ritmo e com o aumento da massa muscular ocasionada pelos exercícios, vão modificando as formas e delineando os músculos. Como resultando dos treinos, se obtém um corpo mais esbelto e com musculatura definida.
A musculação também traz importantes resultados no condicionamento físico. Com o aumento da densidade óssea, que previne a osteoporose; melhora na coordenação; aumento na força física, na massa muscular,  na elasticidade e na força nas articulações, benefícios estes que garantem a funcionalidade do corpo. Ou seja, permite que se executem atividades normais como sentar, baixar, agachar, puxar, empurrar e caminhar firmemente, por muito mais tempo, garantindo um envelhecimento saudável e sobretudo independente.
Um dos grandes diferenciais da musculação com relação aos outros tipos de atividade física é sua maleabilidade. Isso por que sua principal característica é a execução de exercícios de força contra-resistida, com o auxilio ou não de pesos. Isso significa que são exercícios que utilizam basicamente a força e a resistência do corpo, compondo infinitas variáveis que permitem atender as mais diferentes necessidades e objetivos. Dessa forma, é considerada uma das melhores atividades físicas para mulheres de todas as idades. Ressaltando sempre que é importante contar com um instrutor experiente para organizar um programa de treinamento adequado às necessidades e características.


                                                                              Crizaldo M. Fernandes-CREF:0001530-RN-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário