Banner

domingo, 9 de dezembro de 2012

MUSCULAÇÃO E REPOUSO

A musculação é a atividade física mais eficiente para ganhar força e massa muscular magra, eliminando calorias, modelando o corpo e definindo a musculatura.
Para isso, no entanto, é preciso um programa de treinamento organizado, com séries de exercícios com carga, número de repetições e velocidade variáveis conforme o objetivo desejado. Parece bastante simples, mas a musculação possui alguns detalhes que são tão importantes quanto os treinos em si. E dentre eles, destaca-se a necessidade de repousar entre os treinos.
O repouso é essencial em nossa vida, independente se temos uma rotina sedentária ou se realizamos atividades físicas leves, moderadas ou intensas. O descanso periódico é fundamental, pois renova todos os elementos da nossa vida, não apenas físicos como também mentais. Para os praticantes de musculação, porém, o repouso é considerado uma parte importante de um processo de restauração e também de adaptação.
Restauração porque recupera e renova as células do organismo, que sofreram desgaste durante o período de treinos. E de adaptação porque é durante o período de repouso que o metabolismo substitui as células e as fibras musculares se enrijecem e ganham volume extra com os filamentos de proteínas. E também, quando os ossos se tornam mais densos e se concretizam todos os resultados dos treinos de musculação.
Para ganhar massa muscular você deve treinar e se alimentar adequadamente. Com uma dieta equilibrada e rica em carboidratos, proteínas e gorduras, você terá os ingredientes necessários para fazer o músculo crescer. Contudo, se você não repousar, seu corpo não vai ter a oportunidade de transformar todos esses recursos em resultados e seu trabalho será em vão.  Dessa forma, treino,  alimentação e repouso estão interligados e são fundamentais.
Vale lembrar que alguns tipos de repouso são mais eficazes do que outros. O sono é a forma de descanso considerada mais completa, pois relaxa o corpo e a mente, sendo que o ideal é que o atleta durma no mínimo 8 e no máximo 9 horas por noite, mantendo assim seu nível de energia. Outras formas de relaxamento, como massagens e banhos também são bastante válidas, pois ajudam a manter a sensação de bem estar também.
Basicamente, podemos afirmar com certeza que o repouso é tão importante quanto o próprio treinamento. Portanto, não abra mão de suas horas de sono, especialmente nos dias de treinamento, sempre mantendo suas alimentação em dia, bem como seus níveis de energia.

                                                           CrizaldoM fernandes- CREF0001530


Nenhum comentário:

Postar um comentário