Banner

domingo, 9 de dezembro de 2012

Erros Comuns Nos Treinos de Musculação

Quem tem alguma experiência em musculação identifica facilmente os erros mais comuns praticados pelos iniciantes na pratica de musculação. Especialmente entre os mais entusiasmados, que querem resultados rápidos e que muito frequentemente resolvem competir com os demais para ver quem consegue melhores resultados mais rapidamente.
Muitos dos erros mais comuns podem comprometer todo o resultado do treino, portanto é preciso estar atento. Vamos aos erros mais comuns, identificados em quem treina nas academias e mesmo em casa:
  • Alimentação -> é muito comum as pessoas iniciarem a pratica de musculação e se alimentarem pouco, para emagrecer ao mesmo tempo. É importante sim cuidar da alimentação, mas é essencial se alimentar corretamente, porque o corpo necessita de nutrientes para que os treinos possam dar resultados. Carboidratos, proteínas e gorduras boas são essenciais e devem ser consumidos na medida certa.
  • Rotina de treinos -> treinos desorganizados, sem uma rotina planejada tem resultados precários. É preciso fazer uma sequência organizada, com todas as séries, pesos, séries e sequências e grupos musculares a serem trabalhados, e seguir a rotina estabelecida, obedecendo também os períodos de descanso;
  • Excessos -> o excesso é sempre prejudicial, o excesso de carga, além do que você pode suportar causa lesões e o excesso de repetições pode levar a falha, o catabolismo e a overtrainings. Ou seja, você deve ir aumentando gradualmente, para atingir seus objetivos com segurança e consistência, dentro de um programa bem elaborado, que com certeza requer também um aporte calórico e de proteínas para suportar o aumento de carga e o crescimento muscular.
  • Movimento Incorretos -> é muito importante a orientação de alguém com experiência para evitar movimentos incorretos e incompletos. Às vezes pequenos detalhes na postura ou na finalização dos exercícios fazem toda a diferença e podem causar uma lesão ou ainda anular todo o resultado final da prática.
  • Aquecimento e Alongamento -> em qualquer atividade física aquecer os músculos e alongar são cuidados essenciais para o bom desempenho e principalmente pra evitar lesões. O aquecimento prepara o corpo, aumenta a vasodilatação e a oxigenação das células musculares, preparando-as para a atividade e o alongamento estica as fibras musculares, melhorando a flexibilidade e possibilitando também um melhor aproveitamento dos treinos. É importante alongar também no final de cada treino.
  • Conheça Seu Corpo -> cada indivíduo possui um tipo físico diferente e responde diferentemente aos treinos, assim é importante prestar atenção as respostas do seu corpo e se concentrar em treinos bem programados e uma alimentação adequada.
                                                                                      Crizaldo M. Fernandes-CREF0001530-RN/PB

                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário